O que uma compra de maquiagem me ensinou sobre empreendedorismo e liderança

Elisa Tawil

O que você costuma colocar na sua lista de compras em viagens de férias? Minha dica aqui é incluir conhecimento de marcas e empreendedores locais e vou te contar como trouxe mais conhecimento sobre empreendedorismo e liderança desta viagem.

Era meu último dia de férias quando, já voltando de viagem, fiz a segunda compra da minha lista pessoal de dois itens: vitamina e pó compacto com protetor solar, com o maior FPS possível.

Encontrei uma marca que, até então não conhecia. Fiquei receosa em mudar da centenária marca japonesa Shiseido para a, até então, desconhecida e nova IT cosmetics.

Foi nesse momento que conheci a história de empreendedorismo Jamie Kern Lima, fundadora da IT Cosmetics e como ela se tornou a primeira CEO mulher da gigantesca L’Oreal, em seus 108 anos de história.

Jamie Kern Lima, CEO IT Cosmetics https://www.forbes.com/video/5773432280001/#1e3da71a2a44

Por que a história de empreendedorismo de Jamie me fez tomar essa decisão de compra em poucos segundos, assim como fez com milhões de consumidoras que a levaram para a Forbes, no ranking de 2018 entre as cinquenta “self-made women”, com uma fortuna estimada em 440 milhões de dólares?

Jamie colocou o seu rosto à prova. Literalmente. Após desenvolver rosácea, uma doença inflamatória crônica da pele, que a deixou com manchas vermelhas em seu rosto, Jamie desenvolveu seus próprios produtos buscando atender, não só a ela mesma, mas as mulheres que possuem manchas ou marcas que os cosméticos habituais cobriam, mas não contribuíam para a saúde da pele.

Desde 2010 ela anuncia ao vivo, no canal de compras domésticas da QVC na televisão americana, seus produtos híbridos de cuidados com a pele e maquiagem.

Lamie Kern Lima - empreendedorismo

Foi assim que a carismática Jamie conquistou, não só a minha decisão se compra naquele momento, mas também da gigante global de 28 bilhões de dólares, L’Oréal.

A aquisição da IT Cosmetics é uma valiosa lição sobre empreendedorismo, confiança, resiliência e negociação. A Entrepreuner listou quatro lições que você e eu podemos aprender com a determinação de Kern Lima sobre a importância de negociar seu valor como líder de negócios.

“Escute seu instinto e desligue o que está acontecendo ao seu redor. Se você ouvir essas vozes, isso o influenciará a seguir em uma direção que já foi feita.”

1. Identifique seus concorrentes

O principal argumento da negociação é identificar todos os tomadores de decisão importantes e construir relacionamentos. Isso é especialmente imperativo se seu objetivo é adicionar sua marca a um portfólio maior. Muitas vezes há várias barreiras no processo de negociação que você deve identificar antes de alavancar uma conversa sobre parcerias.

2. Destaque seu propósito (unique value proposition)

Nunca assuma que todas as partes entendem o que você oferece. Reserve um momento para destacar o problema que você soluciona com sua inovação antes de passar para a próxima fase de negociação.

3. Pode não acontecer na primeira tentativa

Permanecer flexível e paciente durante todo o tempo. Nunca se torne emocionalmente envolvido no processo de negociação. Se você identificou o melhor parceiro para sua empresa, levará algum tempo para entender completamente sua proposta de valor e, portanto, atrasar o negócio.

4. A concorrência aumenta o seu valor de mercado

Uma negociação eficaz é um processo de muitas etapas, que envolve várias partes interessadas, paciência e determinação. Se você estiver confiante, disposto a investir tempo e conhecer seu valor, isso levará a um bom resultado.

Na sua lista de compras, inclua conhecimento do produto, da marca e de quem é o responsável e idealizador. Você pode sair com muito mais conhecimento em suas mãos.

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Elisa Tawil

Elisa Rosenthal é diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. Colunista no Estadão e Exame. LinkedIn Top Voices. Autora de “Proprietárias” e “Degrau Quebrado”. Vencedora do prêmio Conecta Imobi 22 e 23 - Voz Feminina e ESG. Eleita a mulher mais influente do mercado imobiliário de 2023 pela Imobi Report.

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